segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SAP lança solução para Nota Fiscal Eletrônica

Plataforma única, a NFE 1.0 garante integração total dos dados fiscais do cliente, além de preservar investimentos feitos em TI e garantir atualização, manutenção e suporte 100%

São Paulo - 16 maio, 2008 - A SAP, líder mundial de aplicação de negócios, acaba de anunciar ao mercado sua solução para Nota Fiscal Eletrônica, o produto SAP NFE 1.0, desenvolvido pela SAP GRC (Governance Risck and Compliance). A nova solução está totalmente pronta para atender os clientes que precisam se adequar ao novo processo fiscal brasileiro, de forma única, automatizada e que garanta a integridade de dados entre seu SAP ERP e o sistema da Secretaria da Fazenda.
A solução SAP NFE 1.0 conta com um processo único e centralizado, no qual o SAP ERP controla todo o processo. Com isso, consegue reutilizar os investimentos já feitos em TI e ainda evita as soluções satélites, o que resultaria na volta de soluções departamentais e duplicação de dados.
A SAP vem acompanhando este projeto desde 2005, participando também do início da fase piloto da Nota Fiscal Eletrônica Brasileira, que aconteceu em 2006, com 19 empresas, das quais 11 eram clientes SAP.
Partindo de um desenho da solução utilizando a plataforma SAP NetWeaver e contando com o apoio dos parceiros, foi possível desenvolver uma “versão beta” do produto, para atender às necessidades dos clientes pilotos. “Não podíamos deixar clientes como Petrobras, Petrobras Distribuidora e Usiminas participarem desse projeto sem o apoio da SAP para um desenvolvimento que impacta pesadamente nossas soluções.”, conta Adriano Santos, gerente de negócios da SAP Brasil.
Assim, a SAP Brasil antecipou parte das modificações no processo, como “Customer Specific”, sempre alinhadas com a solução que estava sendo desenvolvida na Alemanha. Dessa forma, a companhia conseguiu priorizar e ajudar no atendimento das demandas dos clientes, que possuíam prazos legais acordados com o Governo Brasileiro. Depois disso, em abril de 2007, a companhia disponibilizou a atualização necessária no SAP ERP para todos os clientes do Brasil.
Hoje, a segunda parte da solução, a SAP NFE 1.0, chega aos clientes de forma totalmente integrada e com 100% do suporte provido pela SAP AG, em termos de produto, processos, mudanças legais e tecnologicas. Esta solução foi desenhada e desenvolvida na plataforma tecnológica SAP NetWeaver 7.0, o que garante flexibilidade total para ser utilizada com qualquer solução de faturamento do mercado brasileiro, tudo isso com baixo esforço técnico de mapeamento e integração.
Além disso, ela também usa conceitos de SOA empresarial e viabiliza o SAP Business Process Platform (BPP), garantindo agilidade e flexibilidade frente à mudanças. “A velocidade para mudar e implementar idéias é imprescindível aos negócios nos dias de hoje. Se a companhia não fizer o que precisa de forma rápida, alguém pode copiar a idéia e sair na frente”, avalia o executivo da SAP.
Dentre as principais características técnicas da solução NFE 1.0 da SAP destacam-se:
• Integração nativa com o SAP ERP NF-e;
• Possibilidade de integração com outros ERPs (interface no SAP Process Integration);
• Validação técnica do arquivo XML;
• Montagem de Lote (com priorização de Notas);
• Monitoramento de Status e administração via Portal;
• Assinatura digital nativa das mensagens XML;
• Controle de todos os processos de comunicação;
• Armazenamento das mensagens XML de autorização, cancelamento e inutilização;
• Integração para comunicação B2B entre parceiros de negócios.
Além de todas essas funções incluídas na solução NFE 1.0, a SAP já está trabalhando para atender as demandas dos outros projetos do SPED, que são a Escrituração Contábil Digital e Escrituração Fiscal Digital. A obrigatoriedade de entrega das escriturações contábil e fiscal está prevista para 2009 (ano calendário 2008) e, por isso, a SAP está trabalhando nos programas extratores do ERP para que essas novas funcionalidades possam ser entregues aos clientes dentro do prazo estabelecido pelo Governo.
“Nossa maior preocupação é oferecer ao cliente o que há de mais avançado em termos tecnológicos, sem deixar de lado a integração com os sistemas que ele já utiliza e garantindo ainda a segurança, suporte, atualização, oferecidos pela manutenção global da SAP”, conclui Santos.

http://www.sap.com/brazil/press.epx?pressid=9548

Nenhum comentário:

Postar um comentário